Itinerário

Onde?

A escola itinerante é liderada localmente pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), localizada em Santarém-Pará. A UFOPA foi a primeira Universidade Federal criada no interior da Amazônia. A sessão de abertura da escola itinerante (dia 03/02/25) acontecerá na UFOPA.

A partir do dia 4, as atividades da escola acontecerão nas comunidades Carariacá a Dourado, que fazem parte do PAE  Lago Grande. O regresso a Santarém será no dia 08/02/25.

O PAE Lago Grande e os Guardiões do Bem Viver

O Projeto de Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (PAE Lago Grande) é um território coletivo de dimensões imensas (com 250 mil hectares, mais de 100 comunidades e uma população aproximada de 30 mil habitantes), localizado na confluência dos rios Arapiuns, Amazonas  e Tapajós. O PAE faz parte dos Assentamentos Ambientalmente Diferenciados, criados pelo Incra. O objetivo dessa categoria fundiária é conciliar as atividades da população com a proteção ambiental, através de um regime de propriedade, uso e gestão coletiva da terra. A Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (FEAGLE) representa o assentamento frente ao estado brasileiro. O PAE está composto por três regiões: Arapiuns,. Arapixuna e Lago Grande

Mais informações sobre o PAE da Gleba Lago Grande podem ser encontradas aqui.

A escola itinerante vai visitar duas comunidades do PAE Lago Grande: Carariacá e Dourado 

A Comunidade de Carariacá está localizada na região do Arapixuna, que  é caracterizada por uma grande diversidade natural, incluindo rios, lagos e uma vegetação amazônica densa. Esta comunidade se organiza em torno de atividades econômicas ligadas à pesca, agricultura de subsistência e ao extrativismo, além de manter fortes tradições culturais e modos de vida comunitários. Nesta comunidade, a escola itinerante vai conversar com uma organização de mulheres que trabalha na geração de renda com produtos da floresta, e dos derivados da mandioca. Com elas vamos aprender sobre as oportunidades e desafios de gerar renda com a floresta em pé, com o artesanato feito da palha de Tucumanzeiro, e com a agricultura familiar. Carariacá tem uma expressão cultural identitária específica: a festa de São Sebastião, que acontece todo ano no mês de Janeiro. 

A Comunidade Dourado também está localizada na região do Arapixuna. Dourado enfrenta desafios de infraestrutura, como o acesso limitado a serviços de saúde, educação e transporte, pois os moradores dependem de vias fluviais para se conectar a outras partes do município de Santarém, e pelo tanto são vulneráveis às secas dos rios devido às mudanças climáticas.O extrativismo de produtos da floresta, como açaí e borracha, fazem parte da economia local, além das práticas tradicionais de roçado (agricultura itinerante).

Dourado abriga uma grande área de terra preta (Morada de povos indígenas), um sistema agroflorestal a céu aberto com produção de frutas da região. Nesta comunidade mora uma grande liderança do movimento social do território e da região,  Ivete Bastos, mulher,  mãe Sindicalista e defensora dos direitos humanos. Dona Ivete ficou 10 anos sob proteção policial, por denunciar as violações dos direitos dos trabalhadores rurais e hoje ocupa a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, e tem reconhecimento nacional pela sua luta e dedicação na defesa do território. Dona Ivete será nossa anfitriã durante a visita da comunidade pela escola itinerante. 

Guardiões do Bem Viver (GBV) é um coletivo de jovens do território PAE Lago Grande. A missão deste coletivo é conectar a juventude do PAE Lago Grande por meio de ações coletivas, inspirando os jovens à lutar em defesa do território contra as ameaças da mineração, da plantação de soja, da pesca ilegal, dos madeireiros e de toda atividade destrutivas do território. Os Guardiões promovem o Bem Viver como prática social, através da manutenção e valorização das práticas ancestrais, baseadas na partilha e no espírito comunitário. Os Guardiões vão ser nossos anfitriões no PAE Lago Grande durante a escola itinerante.

https://www.instagram.com/guardioesdobemviver/